I Ciclo de encontros: Patrimônio na Roda
9º encontro – “Museus, Educação e Universidade: caminhando nos diálogos a partir da experiência”:

O último encontro de 2020 foi uma ação conjunta com o projeto “Objetos: documentação, pesquisa e comunicação”, abordando a perspectiva da mobilização dos profissionais e processos que compõe o campo da educação museal, com foco em pesquisas para públicos diversos; e a formação cultural de futuros professores, que tem ampliado em seus currículos o contato com espaços não-formais de educação, como os museus.
Data/horário: 01 de dezembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidadas: Carla Gruzman (Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz) e Marise Basso Amaral (Faculdade de Educação – UFF).
Mediação: Luisa Rocha (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/r32o9KVOXmE
8º encontro – “Lei Geral de Proteção de Dados aplicada às atividades de gestão e documentação de bens museais”:

Este encontro teve como foco debater questões relativas aos desafios e perspectivas de adequação dos processos de gestão e documentação de bens museais, frente a esta realidade normativa de proteção de dados pessoais, como instrumento de garantia constitucional.
Data/horário: 17 de novembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: Daniel Beltran (analista do Departamento de Gestão e Segurança da Informação e Data Protection Officer – DPO da Eletrobras), Gustavo Martins de Almeida (advogado e conselheiro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e Maria Rosângela Cunha (diretora executiva e especialista documental da empresa ISSX).
Mediação: Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO) e Thiago Lucas (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: youtu.be/KHbvWOwCo2g
7º encontro – “Questões étnico-raciais em museus”:

Este encontro teve como foco questões relativas ao papel das instituições museais no debate acerca das relações étnico-raciais, visando estimular reflexões sobre os desafios e as potencialidades dos museus na valorização da diversidade, no reconhecimento de matrizes culturais africanas e afro-brasileiras e no fortalecimento de práticas antirracistas.
Data/horário: 03 de novembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: André Andion (museólogo do Museu da República), Daisy Santos (Museóloga do Museu da Abolição), Ivan Laranjeira (diretor do Museu Mafalala de Maputo, Moçambique) e Joseania Freitas (professora titular e chefe do Departamento de Museologia da UFBA).
Mediação: Desirree Reis (NUGEP/UNIRIO) e Thiago Lucas (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: youtu.be/i4dMe2mIxOs
6º encontro – “Perfis profissionais e formação em Gestão do Patrimônio e Documentação em museus: desafios e perspectivas”:

Este encontro teve como meta debater questões referentes à relação do ensino acadêmico e do perfil profissional contemporâneo, exigido pelas atuais demandas socioculturais e pela aplicação de novas tecnologias nos processos de gestão do patrimônio e da documentação em museus.
Data/horário: 13 de outubro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: Alexandre Matos (Sistemas do Futuro & Universidade do Porto), Juliana Monteiro (ETEC Parque da Juventude & Creative Commons Brasil) e Renata Padilha (Museologia – Universidade Federal de Santa Catarina).
Mediação: Luciana Ballardo (NUGEP/UNIRIO) e Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: youtu.be/JysJi-rGGLQ
5º encontro – “Gestão integrada do patrimônio e tecnologias em tempos de pandemia”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas aos desafios e potencialidades da gestão integrada do patrimônio e o uso das tecnologias como facilitadoras em tempos de pandemia.
Data/horário: 29 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: Alexandre Medeiros (Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Elizabeth Pougy (Museóloga do Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular – CNFCP/IPHAN) e Gelsom Rozentino de Almeida (Coordenador do Ecomuseu de Ilha Grande).
Mediação: Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO) e Thiago Lucas (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: youtu.be/e36q0y3gFuE
4º encontro – “Gestão compartilhada do patrimônio cultural”:





Este encontro teve como meta debater questões relativas aos desafios e às potencialidades da gestão compartilhada do patrimônio como instrumento de mudanças (social, política e econômica) nas perspectivas tanto de comunidades, profissionais e museus.
Data/horário: 15 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: Diego Lemos Ribeiro (professor de Museologia da Universidade Federal de Pelotas), Joana Barbosa Munduruku (chefe de gabinete da Federação do Povo Huni Kui do Acre – FEPHAC), Joaquim Kaxinawa (coordenador tradicional e técnico de Educação Huni Kui da FEPHAC), Ninawa Inu Pereira (presidente da FEPHAC) e Sandra Solano (subdiretora da Corporação Cultural Museo del Vidrio de Bogotá).
Mediação: Luciana Ballardo (NUGEP/UNIRIO) e Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/chDxBIjCSog
3º encontro – “Museus, memórias e direitos humanos”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas ao papel das instituições museais no registro/construção das memórias, no enfrentamento de temas sensíveis e na garantia dos direitos humanos, visando estimular a reflexão sobre os desafios e as potencialidades desse papel como instrumento de mudanças (social, política e econômica) e a importância do respeito e tolerância à indivíduos ou grupos sociais.
Data/horário: 01 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidadas: Dulce Pandolfi (Historiadora, professora e ex-presa política), Julia Cerqueira Gumieri (Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo), Maria Paula Araújo (Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Rayén Gutiérrez Cortés (Museóloga e Relações Internacionais do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos – Chile).
Mediação: Alice Barboza (NUGEP/UNIRIO), Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=02ntc_DnBnM
2º encontro – “Museu, patrimônio imaterial e descolonização”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas a políticas e processos de musealização e de patrimonialização das culturas africanas e afro-brasileiras na perspectiva decolonial.
Data/horário: 18 de agosto de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidados: Lazir Sinval (Jongo da Serrinha), Marcelo Cunha (Departamento de Museologia/UFBA) e Marílio Wane (Instituto de Investigação Sócio-Cultural/Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique).
Mediação: Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=vOtbz9YRu-Y
1º encontro – “Patrimônio Imaterial e Museus: políticas públicas”:

Este encontro debateu questões relativas aos desafios e às potencialidades da relação museus e Patrimônio Imaterial como instrumento de mudanças (social, política e econômica) nas perspectivas tanto das instituições que geram políticas públicas para patrimônio e museu, quanto dos detentores dos conhecimentos reconhecidos como patrimônio imaterial, focando a reflexão nas experiências dos 20 anos após a publicação do Decreto Lei 3551/2000.
Data/horário: 4 de agosto de 2020, terça-feira, 17h30.
Convidadas: Any Manuela Freitas – Casa do Samba de Roda de Dona Dalva (BA), Carolina Vilas Boas – Departamento de Processos Museais (IBRAM), Natalia Brayner – Coordenação de Apoio aos Bens Registrados (DPI / IPHAN) e Nilcemar Nogueira – fundadora do Museu do Samba (RJ).
Mediação: Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO).
Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=oQuD3uPu_Uk