Inventário & Catalogação
O eixo de informação sobre as coleções aborda aquilo que mais comumente visualizamos como documentação: controle de inventário, de localização, de movimentação, catalogação; e que hoje inclui temas como: seguros, avaliação, auditoria, empréstimos, documentação retrospectiva, gestão de direito, gestão em rede e compartilhada.
São desenvolvidas atividades como:
- inventário das coleções;
- reconhecimento de documentação retrospectiva dessas coleções;
- pesquisa sobre os objetos;
- catalogação;
- revisão da catalogação.
O inventário e o reconhecimento de documentação retrospectiva são realizados pelos monitores, estagiários, bolsistas e voluntários. A pesquisa e o processo de catalogação com a utilização do sistema de gestão do patrimônio móveis In Arte é realizado pelos alunos inscritos nas disciplinas Informação e Documentação Museológica I, dos Cursos de Museologia Integral e Noturno. A revisão da catalogação, pelos estagiários curriculares.
Nesse processo, a pesquisa é considerada indissociável à documentação. Os alunos são estimulados a desenvolverem atividades de coleta de dados sobre a vida social dos objetos dentro e fora da universidade – fazendo uso de diferentes fontes (bibliográfica, arquivística, orais, etc).
Além disso, são promovidas esferas de diálogos. Entre elas, destacam-se: uma entre a equipe do projeto, os alunos e as Unidades Organizacionais responsáveis pela tutela do bem cultural; a segunda, entre a equipe do projeto, os alunos e os técnicos das instituições parceiras; e, a terceira, entre a equipe do projeto, os alunos e os técnicos do CNFCP/Iphan. A última, especialmente, propicia o estabelecimento de trocas de informação sobre os objetos catalogados, a fim de facilitar o processo de catalogação na UNIRIO e a revisão catalográfica no Museu de Folclore Edison Carneiro.
O objetivo é que o processo de documentação e gestão dessas coleções catalogadas pelos alunos possa refletir ao menos três frentes de contexto, relacionando-se com a história:
- do contexto de produção do objeto;
- do colecionador enquanto ator social relacionado à universidade;
- da própria instituição (UNIRIO).






Material de apoio à monitoria, produzido em 2021: acesso ao módulo catalogação e às fichas dos objetos no sistema in arte online, cedido pela empresa Sistemas do Futuro.
Documentação & Fotografia
As atividades de ensino relativas ao inventário das coleções e catalogação de objetos no Sistema In Arte estimularam a implementação de aulas práticas de “Fotografia para a Documentação” no conteúdo da disciplina Informação e Documentação Museológica I.
A partir dessa experiência, como atividade paralela, iniciou-se a produção de gifs com o objetivo de agregar no processo de documentação diferentes formas de visualização dos detalhes que particularizam os objetos.
Tais ações resultaram na criação efetiva de objetos digitais associados aos bens materiais que compõem as coleções da UNIRIO. Este fato exigiu, por sua vez, a elaboração de diretrizes internas direcionadas à produção, preservação e gestão das informações vinculadas.
Hoje as fotografias produzidas pelos discentes da disciplina e os gifs produzidos pela equipe não apenas apresentam finalidades de ensino, como são utilizados nas atividades de extensão para difusão da informação e dos conhecimentos resultantes das nossas ações, ganhando diferentes espaços virtuais: redes sociais, site e exposições. A experiência em sala de aula também possibilitou estruturar cursos de extensão sobre a temática.
Por sua vez, cabe destacar que a criação e difusão desses objetos digitais associados demandaram à equipe, na fase atual, iniciar uma reflexão sobre como implementar, a curto e médio prazo, políticas de gestão das coleções digitais produzidas pelo Núcleo e meios de acesso aberto à informação produzida no âmbito dos projetos, de preferência com tecnologias de dados abertos interligados.






Gifs: material de apoio ao ensino e à extensão.