II Ciclo de encontros: Patrimônio na Roda


8º encontro – “Paisagem”:

O tema Paisagem Cultural carioca traz como desafio a gestão da conservação, sobretudo na relação com os valores atribuídos ao sítio. A abordagem da etnoconservação urbana propõe a assimilar os valores intangíveis do sítio através dos estudos das ambiências sensíveis, com o propósito apreender a dimensão afetiva, subjetiva e intersubjetiva, com o lugar. Outra visão, afirma que o lugar se constitui a partir da relação que cada pessoa ou grupo estabelece com um espaço com o qual se identifica e sobre ele procura deixar a marca de sua presença.

Data/horário: 28 de setembro de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Alda de Azevedo Ferreira (Professora Colaboradora no Curso de Paisagismo do Departamento de Artes Ambientais da Escola de Belas Artes da UFRJ) e Léa Therezinha Alves de Carvalho (Arquiteta no Laboratório da Paisagem, da Coordenação das Coleções Vivas do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do RJ).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Ao vivo pelo YouTube: youtube.com/nugepunirio


7º encontro – “Documentação”:

O debate terá como foco duas vertentes: a primeira abordará o papel do uso de normas na documentação em instituições museológicas que tem objetos musealizados; e a segunda apresentará algumas experiências de musealização de arte da performance, especificamente, os modos como as obras nessa linguagem foram e são documentadas em instituições brasileiras.

Data/horário: 31 de agosto de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Anna Paula da Silva (Professora do Departamento de Museologia da UFBA) e Juliana Rodrigues Alves (Consultora em Gestão de Coleções e Patrimônio).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/0FlgImTqFFE


6º encontro – “Acessibilidade e inclusão”:

Vamos refletir sobre acessibilidade cultural englobando pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência visual. Museus, coleções e exposições temporárias devem se preparar para buscar tecnologias capazes de customizar as necessidades da diversidade de públicos. Neste sentido, as instituições precisam rever a apresentação dessas exposições e buscar adequá-las para garantir a acessibilidade comunicacional e atitudinal de PcD, visando estabelecer diálogos com os acervos. Por outro lado, a acessibilidade informacional deve refletir sobre as estratégias em museus e diversos espaços culturais enquanto espaços educacionais.

Data/horário: 27 de julho de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Ana Fátima Berquó (Audiodescritora) e Tania Chalhub (Instituto Nacional de Educação de Surdos e PPG-CI/UFPA).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Gravação disponível no YouTube: youtu.be/rE7ikyu_-6U


5º encontro – “Patrimônio Esportivo”:

Vamos discutir questões relativas à patrimonialização dos bens materiais e imateriais do esporte frente ao contexto geral do patrimônio. Abordaremos também os museus do esporte, destacando suas peculiaridades, desafios específicos e oportunidades que representam para a Museologia nacional.

Data/horário: 29 de junho de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidados: Felipe Tobar (Doutorando – Universidade Clemson), Isabel Victor (Diretora – Museu do Sporting), Luis Henrique Rolim (Docente e pesquisador – PUC-RS) e Maria Cristina Mitidieri (Doutoranda – PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/WFbTnzOcR6s


4º encontro – “Mirada decolonial no Museu Histórico Nacional e os deslocamentos de artefatos e circulação de saberes e práticas científicas durante a Ilustração”:

Abordaremos a mirada decolonial no Museu Histórico Nacional, ainda marcada pela perspectiva linear e eurocêntrica, caminhando para assumir uma leitura dessa narrativa voltada para uma vitrine do módulo “Portugueses no Mundo”. Ao mesmo tempo, discutiremos os deslocamentos de artefatos e circulação de saberes e práticas científicas durante a Ilustração, articulando a viagem dos instrumentos científicos da Europa para as Américas, influenciado pelas mudanças nas formas de conhecimento sobre o mundo natural a partir da “Revolução Científica”.

Data/horário: 25 de maio de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Aline Montenegro Magalhães (MHN) e Heloisa Meireles Gesteira (MAST).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO/MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/5CqWZHny7w0


3º encontro – “O objeto etnográfico: pesquisa, comunicação científica e interdisciplinaridade”:

Buscaremos a compreensão do objeto etnográfico por meio do entrelaçamento da informação, pesquisa e interdisciplinaridade, enfatizando os processos que subsidiam as etapas das ações de musealização, possibilitando não apenas a sua aquisição, mas também o debate e a continuidade das pesquisas científicas, capazes de mobilizar outras áreas do conhecimento no caminho da pesquisa.

Data/horário: 27 de abril de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Alegria Benchimol (Universidade Federal do Pará) e Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO/MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/b0-rBAs8JKE


2º encontro – “Documentação em Fotografia”:

O tema tem como objetivo refletir sobre as fotografias e a representação visual no que tange a documentação fotográfica. Isto implica na possibilidade de sua re-utilização em novos contextos ou mesmo na excessiva exposição na mídia, o que dificulta a adoção de critérios de descrição em função da descontextualização, dos equívocos e do apagamento das informações dessas fotos (GUERRA, 2020, p.133). Talvez por isso, a fotografia ainda tem um tratamento diverso, em relação à descrição, interpretação e uso sistemático.

Data/horário: 23 de março de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidados: Claudia Bucceroni Guerra (Departamento de Processos Técnicos-Documentais / UNIRIO) e Leandro de Abreu Souza Jaccoud (Serviço de Arquivo Histórico e Institucional / Fundação Casa de Rui Barbosa).

Mediação: Luisa Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO/MAST).

Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=F4Lta9OOwD0


1º encontro – “Exposição curricular “Pindorama: a natureza não está à venda” – desafios, perspectivas e soluções criativas no âmbito da pandemia de COVID-19 e do ensino remoto”:

No contexto da pandemia de COVID-19 e do ensino remoto, docentes e discentes da Escola de Museologia da UNIRIO foram desafiados a desenvolver uma proposta perspectivada pelas especificidades da cibercultura. A exposição “Pindorama: a natureza não está à venda” concretizou-se a partir das convergências e interfaces entre o sítio eletrônico, as mídias sociais e as interações com os públicos e colaboradores. Na live, serão apresentados alguns desafios, perspectivas e soluções criativas que integraram o processo de desenvolvimento da exposição.

Data/horário: 09 de março de 2021, terça-feira, 17h30.

Convidados: Julia Moraes – professora dos cursos de Museologia (Integral e Noturno) da UNIRIO, responsável pelas disciplinas da área de Museologia e Comunicação e professora do PPG-PMUS/ UNIRIO-MAST; Debora Koury, Júlia Mayer, Lia Peixinho, Nicolas Januário, Nicole Castilho e Rayssa Lisbôa – graduandos em Museologia/UNIRIO.

Mediação: Luiza Sant’Anna e Mariana Rigoli – alunas do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO).

Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=2821VlPde5Y

Licença Creative Commons
%d blogueiros gostam disto: