Ciclo de encontros: Patrimônio na Roda


7º encontro – “Questões étnico-raciais em museus”:

Este encontro tem como foco questões relativas ao papel das instituições museais no debate acerca das relações étnico-raciais, visando estimular reflexões sobre os desafios e as potencialidades dos museus na valorização da diversidade, no reconhecimento de matrizes culturais africanas e afro-brasileiras e no fortalecimento de práticas antirracistas.

Data/horário: 03 de novembro de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidados: André Andion (museólogo do Museu da República), Daisy Santos (Museóloga do Museu da Abolição) e Joseania Freitas (professora titular e chefe do Departamento de Museologia da UFBA).

Mediação: Desirree Reis (NUGEP/UNIRIO) e Thiago Lucas (NUGEP/UNIRIO).

Ao vivo pelo YouTube: youtube.com/nugepunirio


6º encontro – “Perfis profissionais e formação em Gestão do Patrimônio e Documentação em museus: desafios e perspectivas”:

Este encontro teve como meta debater questões referentes à relação do ensino acadêmico e do perfil profissional contemporâneo, exigido pelas atuais demandas socioculturais e pela aplicação de novas tecnologias nos processos de gestão do patrimônio e da documentação em museus. 

Data/horário: 13 de outubro de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidados: Alexandre Matos (Sistemas do Futuro & Universidade do Porto), Juliana Monteiro (ETEC Parque da Juventude & Creative Commons Brasil) e Renata Padilha (Museologia – Universidade Federal de Santa Catarina).

Mediação: Luciana Ballardo (NUGEP/UNIRIO) e Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO).

Gravação disponível no YouTube: youtu.be/JysJi-rGGLQ


5º encontro – “Gestão integrada do patrimônio e tecnologias em tempos de pandemia”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas aos desafios e potencialidades da gestão integrada do patrimônio e o uso das tecnologias como facilitadoras em tempos de pandemia. 

Data/horário: 29 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidados: Alexandre Medeiros (Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Elizabeth Pougy (Museóloga do Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular – CNFCP/IPHAN) e Gelsom Rozentino de Almeida (Coordenador do Ecomuseu de Ilha Grande).

Mediação: Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO) e Thiago Lucas (NUGEP/UNIRIO).

Gravação disponível no YouTubeyoutu.be/e36q0y3gFuE


4º encontro – “Gestão compartilhada do patrimônio cultural”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas aos desafios e às potencialidades da gestão compartilhada do patrimônio como instrumento de mudanças (social, política e econômica) nas perspectivas tanto de comunidades, profissionais e museus.

Data/horário: 15 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidados:  Diego Lemos Ribeiro (professor de Museologia da Universidade Federal de Pelotas), Joana Barbosa Munduruku (chefe de gabinete da Federação do Povo Huni Kui do Acre – FEPHAC), Joaquim Kaxinawa (coordenador tradicional e técnico de Educação Huni Kui da FEPHAC), Ninawa Inu Pereira (presidente da FEPHAC) e Sandra Solano (subdiretora da Corporação Cultural Museo del Vidrio de Bogotá). 

Mediação: Luciana Ballardo (NUGEP/UNIRIO) e Paulina Vieira (NUGEP/UNIRIO). 

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/chDxBIjCSog


3º encontro – “Museus, memórias e direitos humanos”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas ao papel das instituições museais no registro/construção das memórias, no enfrentamento de temas sensíveis e na garantia dos direitos humanos, visando estimular a reflexão sobre os desafios e as potencialidades desse papel como instrumento de mudanças (social, política e econômica) e a importância do respeito e tolerância à indivíduos ou grupos sociais. 

Data/horário: 01 de setembro de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidadas:  Dulce Pandolfi (Historiadora, professora e ex-presa política), Julia Cerqueira Gumieri (Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo), Maria Paula Araújo (Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Rayén Gutiérrez Cortés (Museóloga e Relações Internacionais do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos – Chile). 

Mediação: Alice Barboza (NUGEP/UNIRIO), Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO). 

Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=02ntc_DnBnM


2º encontro – “Museu, patrimônio imaterial e descolonização”:

Este encontro teve como meta debater questões relativas a políticas e processos de musealização e de patrimonialização das culturas africanas e afro-brasileiras na perspectiva decolonial.

Data/horário: 18 de agosto de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidados: Lazir Sinval (Jongo da Serrinha), Marcelo Cunha (Departamento de Museologia/UFBA) e Marílio Wane (Instituto de Investigação Sócio-Cultural/Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique). 

Mediação: Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO). 

Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=vOtbz9YRu-Y


1º encontro – “Patrimônio Imaterial e Museus: políticas públicas”:

Este encontro debateu questões relativas aos desafios e às potencialidades da relação museus e Patrimônio Imaterial como instrumento de mudanças (social, política e econômica) nas perspectivas tanto das instituições que geram políticas públicas para patrimônio e museu, quanto dos detentores dos conhecimentos reconhecidos como patrimônio imaterial, focando a reflexão nas experiências dos 20 anos após a publicação do Decreto Lei 3551/2000

Data/horário: 4 de agosto de 2020, terça-feira, 17h30.

Convidadas: Any Manuela Freitas – Casa do Samba de Roda de Dona Dalva (BA), Carolina Vilas Boas – Departamento de Processos Museais (IBRAM), Natalia Brayner – Coordenação de Apoio aos Bens Registrados (DPI / IPHAN) e Nilcemar Nogueira – fundadora do Museu do Samba (RJ). 

Mediação: Bárbara Lima (Bibliotecas UNIRIO | NUGEP/UNIRIO) e Desirree Reis (Museu do Samba | NUGEP/UNIRIO). 

Gravação disponível no YouTube: www.youtube.com/watch?v=oQuD3uPu_Uk

Licença Creative Commons
%d blogueiros gostam disto: