III Ciclo de encontros: Patrimônio na Roda


3º encontro – “Integração de conteúdos culturais: Europeana em foco”:

A Europeana é uma plataforma de pesquisa on-line e gratuita, desenvolvida no domínio das Humanidades Digitais, que oferece acesso global a conteúdos nato digitais e digitalizados do patrimônio cultural provenientes de bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais europeus. Os conteúdos culturais – os metadados – são enviados à Europeana pelos provedores de conteúdo utilizando-se a notação EDM (Europeana Data Model). Um provedor de conteúdo para a plataforma é qualquer organização que forneça conteúdos digitais acessíveis através da Europeana. Devido ao grande esforço na harmonização e normalização de metadados, a Europeana não colabora diretamente com qualquer provedor de conteúdo, entretanto, trabalha com uma camada intermediária de agregadores dos provedores de conteúdo. Vale ressaltar que, um agregador, no contexto da Europeana, é uma organização que recolhe os metadados de um grupo de provedores de conteúdo e os transmite para a Europeana. Sendo assim, um agregador representa uma entidade de negócio que reúne metadados descritivos dos provedores de conteúdo (dados) a fim de torná-los disponíveis para a Europeana. O EDM (Europeana Data Model) é um modelo conceitual desenvolvido para estruturar, descrever e tecer ligações mais significativas e contextualizadas aos dados culturais. Na live, será apresentado um panorama do processo de curadoria digital, ou seja, da gestão de dados de conteúdo culturais das instituições parceiras à Europeana, apontando a importância da iniciativa Europeana e de seu modelo de dados, o EDM, no cenário atual para integração e ampliação de conteúdo do patrimônio cultural.

Data/horário: 15 de agosto de 2022, segunda-feira, 17h30.

Convidados: em breve.

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Inscrições para emissão de certificados: https://forms.gle/McdF1raFmC6H9QkA8


2º encontro – “Objetos digitais FAIR: ampliando as possibilidades de reuso dos acervos culturais”:

No encontro, abordamos um novo conceito de objeto digital, que através de uma gestão alinhada aos princípios FAIR poderá tornar os acervos digitais culturais encontráveis, acessíveis, interoperáveis e consequentemente ampliará as possibilidades de reuso dos objetos digitais culturais.

Data/horário: 21 de junho de 2022, terça-feira, 17h30.

Convidados: Luana Sales (IBICT-UFRJ e GO FAIR Brasil) e Luís Sayão (Comissão Nacional de Energia Nuclear, GO FAIR Brasil, IBICT-UFRJ, UNIRIO e Fundação Casa de Rui Barbosa).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/3ITC7eLfWOo


1º encontro – “Da qualidade da experiência da visita e da participação dos públicos às transformações na relação entre museus e públicos”:

Na perspectiva de Carla Gruzman, os museus são espaços educativos que buscam mobilizar o patrimônio cultural em diálogo com a sociedade. Com perfis variados, refletem em suas exposições as temáticas e características que dizem respeito às diretrizes institucionais e às expectativas de como imaginam os possíveis grupos de visitantes. Na abordagem de Julia Moraes – refletida nos projetos desenvolvidos com os bolsistas Bruna Monteiro, Carolina de Oliveira e Orlando Gomes -, diante das transformações diversas das sociedades que os criaram e reimaginaram, ao longo do tempo, os museus vêm adensando e se reconfigurando a partir de distintos valores, agendas, agentes e formas de intervenção, se alterando, hibridizando e instaurando sob lógicas cada vez mais complexas, plurais e por vezes antagônicas. Neste cenário, admite-se que a ampliação do “direito à (voz na) musealização” (Cury, 2021) provoca transformações na relação entre museus e públicos, descortinando novos horizontes e itinerários aos processos de valorização dos patrimônios em favor da diversidade e pluralidade.

Data/horário: 26 de abril de 2022, terça-feira, 17h30.

Convidados: Carla Gruzman (Pesquisadora e educadora – Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz), Julia Nolasco (Docente – Escola de Museologia da UNIRIO e Pós-graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS – UNIRIO/MAST), Bruna Monteiro (graduanda em Museologia/UNIRIO), Carolina de Oliveira (graduanda em Museologia/UNIRIO) e Orlando Gomes (graduando em Museologia/UNIRIO).

Mediação: Luisa Maria Rocha (NUGEP/UNIRIO e PPG-PMUS UNIRIO / MAST).

Gravação disponível no YouTube: https://youtu.be/CtHBjCF3Lco


Licença Creative Commons
%d blogueiros gostam disto: